quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Publicação Independente – Parte 1

No mundo, tudo está em constante mudança e, principalmente, em constante evolução. Por exemplo, antigamente, para se procurar um emprego, as pessoas compravam jornais e procuravam na seção de classificados, ou então, iam em agências de emprego e preenchiam fichas ou deixavam seus currículos. Porém, hoje em dia, com o advento da internet, podemos nos dar ao luxo de fazermos tudo sem sair de casa. Assim, poupamos despesas com combustível, dinheiro de passagem, e ainda economizamos tempo para podermos nos dedicar a outras coisas. E para se publicar um livro, não poderia ser diferente. Isso também mudou. Também evoluiu. Estamos na era da internet! E é fundamental que o aspirante a escritor tenha isso em mente, é fundamental que ele acompanhe as mudanças no cenário do mercado literário, isso se ele realmente quiser fazer parte deste mercado.

Antigamente, os autores dependiam somente das editoras. Porém, através da internet, muitos canais de publicação independente têm surgido e feito muito sucesso, permitindo que autores novos e inexperientes possam publicar seus livros, mas até autores consagrados também começaram a aderir essa ideia. Hoje em dia, já é comum vermos autores muito conhecidos publicando seus livros de forma independente, após terem desistido de trabalhar com as editoras por motivos diversos.

Neste novo cenário, um dos canais de publicação independente que muito tem se destacado é a Amazon. Cada vez mais pessoas do mundo inteiro estão aderindo aos livros virtuais, os famosos E-books, isso porque existem muitas vantagens nesse tipo de livro, e as vantagens são para leitores e autores, ou seja, todo mundo sai ganhando! O e-book é bem mais barato que o livro impresso; o leitor fica livre das despesas com frete; assim que o leitor o compra pelo site, já pode começar a lê-lo imediatamente; o autor pode colocar e tirar o livro da Amazon no momento em que desejar; sempre que quiser fazer alguma alteração no livro, também pode, e o autor tem total controle do que está sendo vendido.

Mas é muito importante que se tenha cuidado com uma coisa: Não é porque hoje em dia está sendo tão fácil publicar, que o autor irá publicar sua obra de qualquer maneira. É importante que se tome alguns cuidados com o livro antes que ele seja levado ao público, afinal, o objetivo do autor é cativar os seus leitores e não afugentá-los. Por exemplo, é importantíssimo que o livro seja revisado várias vezes, para que se elimine os erros de ortografia e gramática. Um livro cheio de erros chega a doer nos olhos e também na alma. Isso é chato e até mesmo constrangedor para o próprio autor. Por outro lado, um livro bem revisado mostra que o autor valoriza a sua própria obra e que a leva muito a sério, mostra que ele está agindo com profissionalismo e que tem respeito e consideração com os seus leitores.

Por Gleize Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário